domingo, 1 de novembro de 2009

Aliança com o prefeito de Bacabal Dr. Lisboa é festejada pelo governo Roseana


na sua edição de domingo(01), o jornal O Estado do Maranhão destacou em sua página de política a adesão do prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM.




Uma das principais alianças é com o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Raimundo Lisboa, prefeito de Bacabal, que em setembro trocou o PDT pelo PMDB. Na semana que passou, Roseana inaugurou no município uma estrada construída em parceria com a Prefeitura. “O povo de Bacabal está muito feliz e agradecido à governadora pelos benefícios que ela está trazendo para a cidade. Ela está dando atenção especial aos setores mais importantes: educação, saúde, segurança e infra-estrutura, porque é sensível às causas populares”, declarou.

Bastaram apenas seis meses de administração para a governadora Roseana Sarney (PMDB) conquistar o apoio da maioria absoluta dos prefeitos maranhenses. Segundo levantamento da Secretaria de Coordenação Política e Articulação com os Municípios, o governo já mantém relação institucional com 203 dos 217 prefeitos do estado. “Destes, 152 estão fechados com o governo em todos os aspectos”, garante o secretário Hildo Rocha.

Na avaliação do secretário, essa relação se estreitou, sobretudo, pela confiança depositada pelos gestores municipais nas ações do governo estadual. “Com credibilidade, conseguimos mostrar que a relação é exatamente a prometida pela governadora na posse: governar com os municípios”, disse o secretário.

Na lista de aliados de Roseana estão também prefeitos como Luis da Amovelar (PDT), de Coroatá, e de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT), que é adversária do ex-prefeito democrata Gilberto Arôso, mas estreitou a relação com o governo.

Ex-presidente da Famem, Hildo Rocha é quem coordena o trabalho de monitoramento da movimentação do governo - tanto política quanto administrativa. Por isso é que o secretário põe a diferença de 51 prefeitos na cota dos apoios. “Estes são os que mantêm relação institucional e podem não ter relação política, mas também não atrapalharão o projeto eleitoral da governadora”, explicou.

Outros prefeitos e ex-prefeitos “estão conversando” com o governo, segundo Rocha, embora não estejam alinhados ao projeto roseanista. É o caso, por exemplo, de outro ex-presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha (PSB), de Tuntum. Ele quase se transferiu para o PMDB, em setembro, levado pelo prefeito Chico Cunha, aliado de Roseana. Recuou na última hora, mas não fechou as portas para o grupo da governadora.

Reconhecimento - Nos municípios já visitados pela governadora, os prefeitos reconheceram a importância da presença de Roseana em suas cidades. “Ela deixa aqui a certeza de que agora a MA-349 será asfaltada e que o município receberá obras de grande importância para a população, como resultado desta grande parceria que estamos estabelecendo com o Estado. Tanto que ela garantiu assinar outros convênios com a Prefeitura, como o Viva Casa, Viva Água e Viva Luz”, resumiu o prefeito de Aldeias Altas, José Reis.

A prefeita de Timon, Socorro Waquim, também destacou o valor da visita para a cidade e para a população timonense. “Acompanhada do ministro Edison Lobão e de vários secretários de Estado, a governadora veio para garantir e trazer melhorias para o município”, disse.



Marco Aurélio D’Eça - Da editoria de Política de "O Estado"

Parceiros:

Nosso Arquivo

Busca